05/02/14

Biscoitos de manteiga de amendoim



Dá para 56 biscoitos




Ingredientes
280g de farinha T65 sem fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
0,5 colher de chá de sal fino
170g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
225g de açúcar refinado
100g de açúcar amarelo ou mascavado
185g de manteiga de amendoim com pedaços (crunchy)
1 ovo grande
1 colher de chá de extracto de baunilha
250g de pepitas de chocolate negro (ou de leite, como preferir)
Numa taça média misture a farinha, bicarbonato e sal.
Na taça da batedeira, bata a manteiga e os açúcares até ficar em creme. Raspe as laterais da taça sempre que necessário para unir a massa.
Adicione a manteiga de amendoim, o ovo e o extracto de baunilha e bata a velocidade mais baixa para envolver tudo muito bem.

Envolva a mistura de farinha à mão, em 3 vezes (com colher de pau ou espátula), rodando e espalmando para que toda a farinha seja absorvida.

Finalmente envolva as pepitas de chocolate.

Leve ao frigorífico por meia hora, só para arrefecer um pouco a massa, para que se consiga trabalhar melhor.

Enquanto isso, prepare os tabuleiros forrando-os com papel vegetal (não é necessário untar), ou use um tapete de silicone.

Ligue o forno a 180º.

Enrole pedacinhos de massa de forma a fazer bolinhas de cerca de 3cm de diâmetro, um pouco mais pequenas que as de ping-pong. Poderá fazer maiores, se preferir. Coloque-as sobre o papel vegetal, separadas por 5 cms - isto porque com o calor a bolacha vai abater e ocupar mais espaço.

Leve ao forno pré-aquecido durante 11-12 minutos, no máximo. O ideal é fazer um tabuleiro de cada vez a meio do forno, mas pode fazer dois, desde que fique atento, uma vez que há tendência para não cozerem por igual. Para compensar isto, costumo trocar os tabuleiros de posição a meio do tempo (de cima para baixo e vice-versa) e rodá-los (a frente para trás).

Terminado o tempo, retire os tabuleiros do forno e deixe descansar os biscoitos por uns 3 ou 4 minutos sobre o papel. Depois, com a ajuda de uma espátula, coloque os biscoitos sobre uma grelha até arrefecerem totalmente.


Share |

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...