12/12/11

As Broas da tia-Natal e os Doces


As Broas de Natal-da Tia


Estas são as melhores broas que alguma vez comi!
Feitas com o carinho da minha Tia que um dia me ensinou a fazê-las!
Bendita a hora que aprendi,pois agora quem as faz sou eu e já tenho a minha filha,os netos e os sobrinhos a pedirem para não me esquecer que Natal sem as broas da Tia, não pode ser Natal!!!!
Claro que a receita não será inédita,mas quando toda a Familia aprecia,fica-se orgulhosa de termos uma receita de Familia que concerteza passará para os mais novos!

Hoje fiz a base.Vai ficar uns dias no frigorifico e, lá para o fim de semana acabo.
Vão servir também para fazerem parte duns mini cabazes que pretendo oferecer a uns amigos.


As nossas serão feitas mais próximo do Natal com outras iguarias que gosto de fazer!!!  
Açúcar em ponto pérola

Ingredientes:


750g de batata doce
500g de açúcar
4 colheres de sopa de água
80g de amêndoa pelada e triturada
80g de côco
2 gemas + 1 ou 2 gemas para pincelar
raspa de 1 laranja ou tangerina
Se pretender pode duplicar a receita-é o que eu faço(não sobram nenhumas!!!!!)

Cozer as batatas doces (eu cozo com pele).
Depois de cozidas retirar e deixar esfriar.
Pelar as batatas.Reduzir a puré.
Num tacho deite o açúcar com a água e deixe ferver até atingir o ponto de pérola (117º).~
a massa depois de triturada
Junte o puré da batata e envolva.

com o côco
Junte a amêndoa e o côco e envolva.Retire do lume.

Por fim junte as gemas,mexendo sempre e por fim a raspa de laranja.

Deixe arrefecer completamente e molde as broinhas.

A minha Tia moldava-as com as mãos com todo o carinho.
Eu faço com duas colheres(como os pasteis de bacalhau) e coloco no tabuleiro achatando-as um pouco!
Como não as acabei hoje não tenho fotos,mas prometo que quando as fizer coloco aqui as restantes fotos!!

São colocadas num tabuleiro untado e polvilhado c/ farinha.
Com gemas (2) pincelo as broas e coloco umas drageias coloridas.

Aqueça préviamente o forno.Vão ao forno durante 20min.
Convém ir verificando pois depende dos fornos de cada um!Retira-se ainda  mornas com uma faca.Devem ficar um pouco moles por dentro.Á medida que vão esfriando vão ficar mais durinhas!

Nota:Se as quizer fazer com uns dias de antecedência,não coloque as gemas.Eu guardo no frigorifico,e quando as vou fazer coloco novamente no tacho, junto as gemas e deixo ferver mais um pouco.

Et Voilá!!!!
Share |

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...