05/02/13

Bolachas de melaço e especiarias



 Bolachas de melaço e especiarias

Dá cerca de 20 bolachas (grandinhas)



¼ chávena (~50g) de óleo de coco derretido (ou outro tipo de gordura)
1/3 chávena (70g) de açúcar demerara*
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
¼ colher de chá de sal marinho
½ colher de chá de canela em pó
¼ colher de chá de gengibre em pó
Uma pitada de anis e cravinho (opcional)
3 colheres de sopa de melaço
1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas + 3 colheres de sopa de água morna (misture numa tigela à parte de deixe repousar uns minutos)
1 chávena (120g) de farinha de trigo integral

Pré-aqueça o forno a 175ºC.
Numa tigela grande ou bacia junte o óleo de coco derretido, o açúcar, o bicarbonato de sódio, sal, especiarias, melaço e a linhaça, mexa o preparado com uma colher até a massa ficar homogênea. De seguida adicione a farinha e misture bem.
Com a ajuda de uma colher de sopa, retire pequenas porções da massa e faça bolinhas de igual tamanho. Coloque-as numa forma preparada com papel vegetal para as bolachas não colarem. Pode salpicar algum açúcar (demerara é melhor neste caso) por cima das bolinhas. Leve as bolachinhas ao forno durante cerca de 12 minutos. Se passado este tempo as bolachas ainda não lhe parecerem cozidas é normal, durante o tempo de arrefecimento vão secar completamente.

Nota:* o açúcar demerara é o açúcar mascavado natural de cor mais clara. O açúcar mascavado normal não tem cristais e é muito mais escuro. Podem utilizar este tipo de açúcar, mas na decoração das bolachas é preferível o açúcar mascavado claro.

do blog Compassionate Cuisine


Share |

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...